Existe uma série de normas e decretos criados para garantir o bom funcionamento dos elevadores e garantir a segurança dos seus usuários e técnicos.
É imprescindível seguidas para evitar acidentes e problemas com seguros e certificados.
Confira essas normas e suas descrições.
Devido ao grande aumento de elevadores irregulares, que funcionam com as portas “jumpeadas”, esse item é um dos mais importantes no quesito de segurança para o usuário e o técnico de manutenção.
Caso tenha algum defeito mecânico ou elétrico na porta de pavimento e cabina, o técnico não irá precisar mais realizar “jumper” (termo técnico utilizado para descrever a ação de burlar a segurança do equipamento).
Com a nova norma, será necessário um dispositivo no quadro de comando, na qual, consiga “comutar” e realizar esse fechamento do circuito.
O mais importante é que só funciona com o elevador em inspeção (condição do equipamento para manutenção), eliminando a necessidade de aplicação do jumper manual com fios, que em caso de esquecimento pode colocar a vida dos usuários em risco.
Além disso, será necessário um aviso sonoro durante o movimento, informando que o elevador está com o sistema by-pass ativado. Outro ponto, é que irá cortar a alimentação dos trincos das portas, evitando acidente com choque elétrico.
Caso necessite manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo um instrumento que lhe confere total controle do equipamento, e ajuda-o a trabalhar com mais segurança.
Necessário para atender a norma de acessibilidade, a instalação dos pastilhas braille na cabina, bem como no pavimento, com as dimensões descritas na norma
Devem seguir os critérios de manutenção e condenação conforme ISO 4344, como por exemplo:
Devem seguir os critérios de manutenção e condenação conforme ISO 4344, como por exemplo:
FUNÇÃO:
Compete ao síndico: II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
NOTA: Ficou no passado a ideia de que para ser Síndico de um condomínio era necessário apenas Tempo e Disposição, de fato, ser sindico nunca foi uma tarefa fácil, mas antigamente bastavam esses dois requisitos para exercer um cargo que aparentemente era simples. Obviamente essa realidade não se sustentou por muito tempo, a antiga lei 4591/1964, bem como o Código Civil Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, deixaram claro como a responsabilidade do Síndico ficou ostensiva.
Art. 39.
É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994):
VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);
Item de segurança previsto na ABNT NBR 15597 Subseção 5.9.3
Agora torna-se obrigatório um dispositivo que evite a partida do elevador, nos casos de sobrecarga da cabina. Por norma é considerada sobrecarga quando a carga excede a carga nominal em 10%, com um mínimo de 75 kg.
Sistema responsável pela alinhamento da cabina em relação as guias, que com folga extrema pode ter um choque da cabina com o batente de pavimento
Sistema responsável pela alinhamento da cabina em relação as guias, que com folga extrema pode ter um choque da cabina com o contrapeso
FUNÇÃO: O óleo é um elemento indispensável para a lubrificação e redução do desgaste dos componentes da máquina de tração, item responsável pela movimentação da cabina e do contrapeso sempre que um passageiro faz uma chamada;
VAZAMENTO: vazamento de óleo da máquina de tração, é originário que com o passar do tempo e o funcionamento contínuo do elevador, o óleo que lubrifica o sistema de engrenagens da máquina de tração perde suas propriedades químicas, como a viscosidade, não sendo mais eficiente na sua lubrificação interna. Os pontos de vedações da máquina, além de retentores e gaxetas, também sofrem desgaste, o que pode provocar vazamentos;
PROBLEMA: O uso de um lubrificante vencido provoca desgastes nas engrenagens da máquina de tração. Os vazamentos que eventualmente possam ocorrer, além de deixar a máquina com um aspecto de sujidade, deixam a mesma trabalhando com o nível de óleo menor que o necessário. A diminuição de sua lubrificação interna pode provocar seu travamento com consequente prejuízo para os usuários;
SOLUÇÃO: O Kit troca de óleo é um importante serviço de substituição do óleo lubrificante e de limpeza interna da máquina de tração, que inclui eventualmente a troca dos retentores, juntas e outros componentes que garantam a estanqueidade do conjunto de tração. Essa substituição elimina situações de desconforto aos passageiros porque confere maior durabilidade ao equipamento, evita vibrações na cabina e minimiza a possibilidade de travamento da máquina de tração do elevador;
NOTA: O vazamento do óleo pode ocorrer nas partes responsáveis pela vedação da caixa redutora: eixo da polia de tração, visor de óleo, tampas laterais e retentor do eixo sem-fim. Com o passar do tempo, os pontos de vedação e retenção do óleo na máquina de tração sofrem desgastes, podendo ocasionar vazamentos que reduzem a lubrificação da máquina, impactando no seu funcionamento. A renovação dos componentes de retenção e vedação deve ocorrer sempre que houver vazamentos, sinais de desgaste ou o nível do óleo acusar insuficiência do produto."
Proporciona aos técnicos total segurança quando há necessidade de adentrar ao fundo do poço do elevador.
Não atende os novos padrões de segurança em relação a norma NBR 15.597/10, no seu item 5.7.7.1 e NM 207/99, no seu item 7.7.
Na parte superior da cabina é instalado o guarda corpos com suporte para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.
Responsável pela preservação do ambiente da caixa de corrida, proporcionando segurança e conservação do equipamento.
Item de segurança previsto na ABNT NBR 15597 Subseção 5.7.8.1
Adequar a Norma ABNT NBR NM 207:1999 5.9, com a colocação de pontos de iluminação me toda a caixa de corrida, com os espaçamentos normativos
Item de segurança previsto na ABNT NBR 15597 Subseção 5.8.8.2
Item de segurança previsto na NM 207 item 15.4.1
Na norma NBR 16858, o limitador de velocidade é um componente crucial para a segurança dos elevadores. Ele é projetado para monitorar constantemente a velocidade do elevador e acionar o freio de segurança quando a velocidade ultrapassa os limites predefinidos. Essa função é essencial para também pela nova norma, evitar que o elevador suba descontroladamente em caso de falhas no sistema de freio.
O limite CTA desliga o elevador quando for atingida a distância mínima permitida entre o contrapeso e a mola ou pistão para-choque, quando a cabina estiver estacionada e nivelada no último pavimento, evitando assim possíveis acidentes.
Os cabos de aço de tração, devem ter suas marcações ativas, para em um resgate de passageiros, possamos proceder de maneira segura, tanto a Empresa Mantenedora como o Corpo de Bombeiros
1. Responsabilidade da empresa de manutenção:
2. Responsabilidade do Proprietário/síndico:
NOTA: Apoio https://ibntreinamentos.com.br/
Fundamentos:
Detalhamento superficial:
Para informações mais específicas e diretas sobre a polia tensora na norma, recomenda-se a leitura completa da NBR 16858, disponível através de instituições que fornecem normas técnicas, como a ABNT.
Não atende os novos padrões de segurança em relação a norma NBR 15.597/10, no seus itens C.4, C.5 e C.6
Cores e Sinalização: Utilize cores contrastantes para paredes e equipamentos, garantindo que placas de aviso sobre riscos sejam visíveis (a parte). As cores devem facilitar a identificação de áreas de perigo.
Esse foco na pintura contribui para um ambiente mais seguro e conforme as diretrizes da NR 12.
Cores e Sinalização: Utilize cores contrastantes para paredes e equipamentos, garantindo que placas de aviso sobre riscos sejam visíveis (a parte). As cores devem facilitar a identificação de áreas de perigo.
Materiais Resistentes: Use tintas resistentes a produtos químicos e corrosão, adequadas para o ambiente do poço.
Manutenção: Mantenha a pintura em boas condições, realizando repintura sempre que necessário para preservar a visibilidade das sinalizações.
Esse foco na pintura contribui para um ambiente mais seguro e conforme as diretrizes da NR 12.
Polia Tensora: Embora a norma não mencione diretamente a "polia tensora" de maneira isolada, o seu funcionamento está implicado nos requisitos gerais de segurança e nos mecanismos de tração. O desempenho e a segurança de polias, incluindo tensores, estão frequentemente relacionados aos sistemas de suspensão e às especificações dos componentes do elevador.
Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel da polia de tração.
Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade.
Dimensionamento: Adequar à carga prevista e à demanda;
Materiais: Usar materiais isolantes e não inflamáveis;
Proteção: Instalar disjuntores para sobrecarga, curto-circuito e falhas à terra.
Identificação: Etiquetar todos os circuitos e componentes.
Acessibilidade: Garantir fácil acesso para operação e manutenção.
Ventilação: Assegurar ventilação para evitar superaquecimento.
Aterramento: Aterrar conforme normas de segurança.
Instalação: Seguir orientações sobre distâncias e fixações.
O freio é um item crítico de segurança, recomendando-se a manutenção a cada dois anos para garantir a operação segura e confiável do elevador. Procedimento de Reparo, detalhado é:
Assim como o freio de segurança protege os passageiros em caso de queda, esse sistema virá para proteger os usuários, caso o elevador se movimente com as portas abertas e aumente a velocidade subindo.
Os separadores de cabos são componentes essenciais para garantir a segurança e o desempenho adequado do sistema de elevação, evitando atritos e desgastes excessivos nos cabos de tração. É importante seguir as diretrizes dessas normas para garantir a segurança e a conformidade legal.
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