Existe uma série de normas e decretos criados para garantir o bom funcionamento dos elevadores e garantir a segurança dos seus usuários e técnicos.
É imprescindível seguidas para evitar acidentes e problemas com seguros e certificados.
Confira essas normas e suas descrições.
Na qualidade de conservador do(s) elevador(es) em questão e mantendo nosso compromisso de atenção especial para com os itens de segurança que compõem tais equipamentos, consideramos importante alertá-lo(s) que em razão do desgaste natural ocorrido entre dois anos ao longo deste funcionamento, o conjunto limitador de velocidade instalado neste elevador está próximo da data estimada como sendo o limite para o teste de funcionalidade a partir da qual, poderá apresentar falhas ou até mesmo quebra.
Com objetivo de prevenir possíveis acidentes decorrentes dos fatos acima mencionados, entendemos ser oportuno informar.
Motivos descritos, apresentamos realização dos serviços necessários à substituição aqui recomendada:
Toda a corrente de compensação tem na sua base um suporte que com o passar dos anos pode sofrer um rompimento. Por este motivo, há a necessidade de colocação de uma alça para a segurança em caso de acidente.
Fornecimento e instalaremos novo(s) sistema(s) anti-surto, na a(s) casa(s) de máquina; equipamentos destinados a proteção da entrada de energia, do(s) quadro(s) de comando, quando houver um surto (aumento) de tensão (voltagem), no fornecimento de energia elétrica. Funciona como uma resistência elétrica, que “segura” o excesso de carga, neste retorno. Evitando 95% dos problemas de queima de equipamento, neste casos.
Fornecimento de 8 (oito) novas borrachas de indicação no piso, conforme Norma 313.
Fornecimento e instalação de nova(s) botoeira(s) de pavimento (serviço de bombeiro), construída(s) em placa de aço inoxidável escovado, com frontal em aço inoxidável escovado e não luminoso(s), bem como sua respectiva caixa e parafusos de fixação.
Colocação das novas chapas de indicação em braille nos batentes, conforme o que determina a norma NBR 13.994/2000, que determina que todos os elevadores existentes, devem incluir sinalização em braille.
As caixas de inspeção, são instaladas sobre as cabinas e contem chave para inspeção, botão de subida e descida, tomada, luz, botão de emergência e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência.
Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 8.3.
As chaves P.A.P. são caixas de inspeção que são instaladas no fundo dos poços e possuem botão de emergência, tomada, luz e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência. Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 5.7.2.4.
Norma NR-12 do Ministério do Trabalho, sobre a necessidade de colocação de cones de proteção, na casa-de-maquina para evitar acidentes
As novas escadas de acesso aos poços, construídas em aço carbono e devidamente pintadas, são estrategicamente instaladas a fim de proporcionar fácil acesso a esses locais.
Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 5.7.2.
Na parte superior da cabina é instalado o guarda-corpos com suporte balustrado para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.
Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item n.8.12.1.
Visando a segurança dos usuários de elevadores no Brasil, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, colocou em vigor desde setembro de 2008 a norma NBR15597, que estabelece regras relativas à segurança em elevadores. Algumas das medidas tomadas são:
No Brasil são mais de 300 mil elevadores instalados, aproximadamente 80% desses elevadores foram instalados a muito tempo, e necessitam de modernização para atualização de todo sistema, principalmente ao que se refere a segurança do usuário e também dos mecânicos e profissionais que trabalham com elevadores. Há registros de acidentes causados por instalações desatualizadas.
É preciso ressaltar importância no cumprimento da Norma NBR15597 para uma melhor segurança e prevenção de acidentes, por exemplo: se o passageiro ficar preso na cabina por uma pane elétrica ou falta de energia e não tiver uma luz de emergência e um intercomunicador, ele pode tentar sair da cabina onde muitas vezes ocorre os acidentes, com o intercomunicador ele será orientado pelo zelador ou porteiro para que se acalme e aguarde o resgate por parte da conservadora ou corpo de bombeiros.
A norma se estende ao profissionais que trabalham com esse tipo de equipamento, como técnicos e mecânicos de elevadores, itens na casa de maquinas e sobre a cabina são obrigatórios para resguardar de um acidente durante as manutenções periódicas, itens como protetores de polias, guarda corpo sobre a cabina, os elevadores antigos seguiam normas antigas o que não previa a possibilidade de um acidente grave com esses profissionais.
A recomendação do SECIESP é que essa norma seja aplicada a todos elevadores existentes, como ocorre em muitos países da Europa, muitos obrigam a existência de tais itens de segurança em todos os elevadores.
O maior obstaculo previsto pelo SECIESP será os síndicos e administradores de condomínios realizarem essa atualização, muitas vezes pelos custos. “Não será fácil, já que não há multas ou punições para quem não efetuar estas alterações; queremos convencer o proprietário a realizá-las como investimento em segurança”, relata Fábio Aranha. Porem sempre bom recordar que a segurança do usuário e profissionais do meio, não tem preço, no caso de um acidente, o edifício pode ter um prejuízo bem maior !
O SECIESP tem 15 anos de existência, é um sindicato patronal que representa as empresas do segmento de elevadores (conservação e manutenção, instalação e modernização técnica e estética), localizadas no Estado de São Paulo. O objetivo é fortalecer a classe das empresas que trabalham com elevadores e estimular seu crescimento.
O sindicato fornece assessoria jurídica aos associados; presta assistência às questões tributárias; fiscais e cíveis; pleiteia novos direitos; preços justos ; além de promover cursos gratuitos para formação profissional. Dentre as 550 empresas cadastradas no Seciesp, 95% são pequenas e micro empresas, 4% de médio porte e 1% de grande porte visite o site: www.seciesp.com.br.
O limite para cabos-de-tração alongados têm uma grande importância em relação a segurança, e identifica a hora certa de encurtar os cabos, desligando os equipamentos e evitando assim maiores danos ou acidentes.
Os novos copos lubrificadores para as cabinas e contrapesos têm a finalidade de efetuar lubrificação permanente nas guias dos referidos equipamentos.
O conjunto de luz de emergência com lâmpadas fluorescentes, duração de funcionamento de até 03 (três) horas, permitindo também o acionamento da campainha do alarme. Evitando assim pânico do passageiro no momento da falta de energia elétrica, conforme ítem 8.16 da Norma Mercosul NM 207/99.
As marcações para os cabos de tração são necessárias para identificar a localização da cabina em relação ao pavimento durante uma ação de resgate.
Adequado as novas exigências de segurança. norma NM 207/1.999.
ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.
Há muitas normas da ABNT que fazem parte dos processos que envolvem os elevadores.
A principal delas é a NBR 16.083:2012, que especifica os elementos necessários para operações de manutenção de:
Essa norma apresenta detalhes técnicos envolvendo:
Também existem outras que abordam temas específicos, com detalhes necessários para a correta utilização desse veículo, tais como:
Os itens com as siglas “NBR NM” indicam que as normas são válidas em todos os países do Mercosul.
Fornecimento de mão de obra especializada para pintura e sinalização de segurança, de acordo com as Normas ABNT e NR26 (NR aprovada pela portaria MTB 3.214/1978), que fixa em padrão de cores para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, indicando os riscos existentes da casa de máquina e poço do elevador(es).
Fornecimento e instalação de mão-de-obra técnica especializada, utilizando ferramental próprio e adequado, conforme prazo estabelecido e em horário comercial, para preparação de dispositivos e equipamentos fora do local da obra e no local da obra, para a pintura/higenização com cal do(s) poço(s) do(s) elevador(es) propostos neste orçamento, dos andares superiores.
Fornecimento e instalação de mão-de-obra técnica especializada, utilizando ferramental próprio e adequado, conforme prazo estabelecido e em horário comercial, para a desmontagem do(s) conjunto(s) de freio da maquina(s)-de-tracao, tipo Thyssen-Sur, para eliminar as folgas existentes, evitando problemas de travamento, que podem comprometer a segura do(s) usuário(s).
Peças mecânicas do magneto de freio;
Anel superior do magneto (cursor do êmbolo) – desgastado.
Novo anel superior – sob medida.
Bucha cursora do êmbolo de freio – posicionada no centro da bobina.
Nova bucha cursora do êmbolo – sob medida.
Balanças de acionamento com desgaste
Balacas de acionamento reformadas.
Aplicação de novas lonas de freio nas sapatas de freio.
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